Oscar Dronjak (HammerFall)

Foto: hammerfall.net

Foto: hammerfall.net

O guitarrista Oscar Dronjak fundou o HammerFall em 1993, na cidade de Gotemburgo, Suécia. Trazendo muito dos anos oitenta para a década de noventa e o início do novo milênio, o grupo se firmou como uma das maiores forças do Heavy Metal europeu e, para inúmeros especialistas, ganhou, em seu país de origem, “a proporção de um Iron Maiden”. Shows gigantescos e participações como atração principal em grandes festivais do Velho Continente rederam-lhes estabilidade e uma carreira segura e bem-sucedida. Na divulgação de seu sétimo lançamento de inéditas de estúdio, No Sacrifice, No Victory (2009), Dronjak concedeu uma esclarecedora entrevista que em breve publicaremos no Solada. Antes, porém, ele deixa sua marca na seção “Meus Craques”. Confira!

– Ace Frehley (KISS): “Ele foi o primeiro guitarrista para o qual olhei e pensei: ‘é isso que quero fazer da vida’. Eu não diria que o estilo dele de tocar me influenciou, mas ele é um guitarrista que faz você se impressionar com todo aquele visual e pensar que tocar guitarra é realmente uma coisa muito legal.”

– Wolf Hoffmann (Accept): “Estilisticamente, Wolf Hoffmann, sem sombra de dúvidas, foi o cara mais importante para mim por tudo que fez junto ao Accept. A maneira dele de compreender as composições sempre me impressionou. Ele introduzia solos nas músicas de forma única. Você ouve aquelas guitarras e sabe que é um músico pensando na composição e não em uma exibição de virtuosismo ou somente em um solo. Tudo que ele tocava saia integrado. As composições sempre apareciam em primeiro lugar. Isso é algo que incessantemente tentamos fazer no HammerFall também. É o que buscamos.”

– Randy Rhoads (Ozzy Osbourne, Quiet Riot): “A razão para que eu cite Randy Rhoads com um de meus grandes heróis tem muito a ver com tudo que falei sobre Wolf Hoffmann. Ele também tinha um estilo único e os solos dele eram muito especiais, principalmente os do primeiro álbum de Ozzy Osbourne, Blizzard Of Ozz (1980). Para mim, nada se compara ao brilhantismo dele em músicas como Mr. Crowley e Revelation (Mother Earth).”

– Vivian Campbell (Def Leppard, ex-Dio, Riverdogs): “Eu adoro o que Vivian Campbell fez em seus primeiros trabalhos com Ronnie James Dio. Ele tinha um estilo estranho de tocar que caía como uma luva nas músicas de Dio. Sou um cara que gosta de músicos que pensam em solos que adicionam às composições, e não que são partes destacadas delas. A técnica geralmente não me chama tanto a atenção. A qualidade do compositor sim, e naquele princípio de carreira com Dio, Vivian me impressionou muito.”

– Glenn Tipton e K.K. Downing (Judas Priest): “Apesar de terem estilos totalmente diferentes e de ser evidente – para todo fã de Judas Priest – quem está tocando o que nas músicas, penso que é praticamente impossível citar Glenn Tipton e K.K. Downing separadamente. Eles se completam e me influenciaram demais. Curiosamente, nem tanto pelos solos; na verdade, o que eles fazem e que me deixa mais admirado são os riffs e a maneira como conduzem e executam as bases que compõem. De toda forma, os dois tocaram solos incríveis também. Eles são bons em tudo.”

Por Thiago Sarkis

Site Oficial: http://www.hammerfall.net
MySpace HammerFall: www.myspace.com/hammerfall

13 responses

26 02 2009
A.N.D.E.R.S.O.N.

Muito foda a nova seção, legal saber que isso rendeu uma entrevista a ser publicada futuramente \m/

26 02 2009
Lucas

O cara curte o Ace Frehley, nem vo fala mais nada. rsrs

26 02 2009
Daniel \m/

Ace Frehley é o cara! Muito foda!

26 02 2009
Tavis

Ace Frehley é o cara! Muito foda![2]
Glenn e o Downing sao fodasticos!!!

Qm seguiu um caminho q esse cara seguiu tem tudo para dar certo…
Poucas listas me supriendem, mas essa foi uma delas

27 02 2009
samir

a lista em si não me surpreendeu, mas os comentários do Oscar foram bastante acertados… mais ou menos o que penso tb…

“A maneira dele de compreender as composições sempre me impressionou. Ele introduzia solos nas músicas de forma única.”

“Sou um cara que gosta de músicos que pensam em solos que adicionam às composições, e não que são partes destacadas delas.”

“Curiosamente, nem tanto pelos solos; na verdade, o que eles fazem e que me deixa mais admirado são os riffs e a maneira como conduzem e executam as bases que compõem.”

27 02 2009
renata

bom, o oscar não é o melhor guitarrista do mundo, aliás, está longe disso… de qqr forma, eu curto as composições que ele faz e é bom saber da onde ele tira tudo isso hehehe…. bom gosto o dele! sobretudo a dupla tipton e downing!

27 02 2009
Hans Junior

Concordo com um brow ai…poucas listas que vi na vida eram sérias…esse cara é sério…vou procurar saber, além disso citou k.k & tipton, isso já é fantástico

28 02 2009
Juliana Chacon

Grande guitarrista, grandes craques!

2 03 2009
Roberto

O simples fato de ter citado KK Downing e Tipton já vale uma lida.Ace Frehley era o cérebro do Kiss.

4 03 2009
Durval Amon

Nunca entendi o porquê de alguns amigos meus discordarem que o Hammerfall seja distante do Accept. Talvez na idade, mas o som é muito semelhante. Quando ouvi os caras em Glory to the Brave – comprei o álbum importado em uma época em que o dólar era bem em conta – corri para ouvir meu LP do “Restless and Wild” e vi que ali estava a fonte dos suecos. Depois vi que havi muito também de Pretty Maids, Warlock, Running Wild e Dio.
Já entrevistei a banda via e-mail à época do “Legacy of Kings” para um fanzine que eu editava quando morava em Brasília (R.I.P. HellsSpawn-DF) e Oskar é um cara bastante firme e centrado.

4 03 2009
Durval Amon

Na verdade onde lê-se “distante” em meu comentário acima é “próximo”, isto é, usei um antônimo do que queria na verdade… é a idade…

22 03 2009
Perninha

só por citar Randy Rhoads já ganhou minha simpatia…

Randy Rhoads foi único, a maioria dos grandes guitarristas foram influenciados por ele…foto…:D

abraço!

26 03 2009
Ddd

Legal
o/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: