Mark Jansen do Epica lamenta fim do After Forever

10 02 2009
o primeiro da esquerda para a direita

Mark Jansen com o After Forever: o primeiro da esquerda para a direita

Na semana passada, o After Forever anunciou o encerramento de suas atividades após cinco álbuns de inéditas em estúdio e quase quinze anos de estrada.

Floor Jansen (vocal), Sander Gommans (guitarra, vocal), Joost van den Broek (teclados), Bas Maas (guitarra), Luuk van Gerven (baixo), Andre Borgman (bateria) tiveram a possibilidade de se pronunciar e falar aos fãs sobre o fim da banda. Quem nada pode dizer foi Mark Jansen, atualmente guitarrista e líder do Epica, membro fundador e principal compositor do After Forever em seus dois primeiros discos, Prison Of Desire (2000) e Decipher (2001).

“O After Forever ainda tem um lugar muito especial em meu coração. Guardo lembranças maravilhosas e jamais me esquecerei dos ótimos anos em que estive com eles”, afirmou o músico holandês com exclusividade ao Solada. “Quando li a notícia, fiquei triste. Aquele (N. do E.: o After Forever) também era o meu filho. Fundei a banda com Sander Gommans e enquanto eles estiveram bem e ativos, fiquei muito orgulhoso”, completou.

Pergunto a Mark sobre o legado deixado pelo conjunto e como ele pensa que o material tocado por uma década e meia pelo sexteto nos palcos de todo o mundo será reconhecido futuramente. “Tenho certeza que a banda não será esquecida e deixa uma marca definitiva na cena musical. Percebi que várias bandas já fazem covers do After Forever, o que é ótimo”, responde sem titubear.

o da esquerda, óbvio!

Mark Jansen com o Epica: o da esquerda, óbvio!

Ocupado e cuidando do Epica, grupo que perdeu dois membros de sua formação original nos últimos três anos (o baterista Jeroen Simons e o guitarrista Ad Sluijter), o guitarrista dá uma pausa no que está fazendo e reflete sobre as experiências com sua antiga banda. “Aprendi muito em meus sete anos de After Forever. No início, fiz de tudo: agendei shows, fui agente de turnê, dirigi o ônibus, despachei e descarreguei nossas bagagens por conta própria. Sou um ‘workaholic’ e essa é a única maneira de fazer um grupo ser bem-sucedido”. Para ele, no entanto, outro elemento foi o principal responsável por realmente colocar os holandeses em posição de destaque na cena: “É evidente que isso tudo que eu disse foi importante, mas o fator principal para o sucesso da banda foi o incrível talento de Floor combinado a riffs potentes e melodias cativantes”.

A mensagem final de Mark Jansen é tão curiosa quanto esperançosa e instigante: “No fundo, tenho a sensação que este não é o fim definitivo. Penso que haverá uma reunião em alguns anos. Pode anotar”.

Por Thiago Sarkis

Sites Oficiais:
Epica: www.epica.nl
After Forever: www.afterforever.com


Ações

Information

10 responses

10 02 2009
Gaudio

Uma reunião do Mark com o After Forever não seria nada mal

10 02 2009
Lucas

Bom eu curto Epica e After Forever, se essa reuniao for parasilar a primeira, melhor q se reunam sem o Mark….rsrsrs

11 02 2009
samirjb

É, mas não sei se ele deu a entender que a reunião será com ele. E se for, que sejam por alguns shows, mas nada que paralise o Epica, seria um passo para trás do Mark!

Porém, qto a uma reunião do After, é muito provável mesmo… bandas clássicas se reunindo já é algo até batido, mas anda acontecendo muito tb de bandas mais novas anunciarem repentinos “fins”, acompanhados de entrevistas e longas declarações e justificativas vagas, e logo depois estão anunciando um show no Wacken, uma tour de ‘reunion’, “possibilidade” de novo álbum… o que é ótimo para os fãs de tais bandas, mas um tanto ridículo tb.

Às vezes, as bandas poderiam, sem todo esse dramalhão (e ‘marketing’) de anunciar o fim, apenas dar uma parada, sem falar nada, demorar um pouco mais para lançar um novo CD, formando apenas um hiato, sem essa coisa toda… mas tudo bem, sempre preferi o Epica, uma banda mais ousada e diversificada dentro desse saturado estilo que o After ajudou a formar – e, na minha opinião, sem taaannnta maestria, apesar do relativo sucesso…

11 02 2009
Helder

“Mark Jansen com o Epica: o da esquerda, óbvio!”

Como assim, Thiago? Não é “o” da esquerda e sim “a” da esquerda, pois é a Simone Simons, hehehe.

11 02 2009
Thiago Sarkis

É uma brincadeira, Helder (risos).

11 02 2009
rsandrin

Pena, essa banda era legalzinha…

12 02 2009
Helder

Bom, mas falando sério agora, primeiramente parabéns, Thiago. Desde que o Mark saiu da banda nunca li nada desse tipo sobre ele falando sobre o After Forever. Já nãos bastassem as suas excelentes matérias na Roadie Crew, agora temos mais um tipo de mídia em que podemos contar com a qualidade do seu trabalho.
Minha banda durante algum tempo foi cover de After Forever e posso dizer que eles têm músicas muito legais de se tocar, que eu pude conhecer ao longo do tempo. Pra mim, o Invisible Circles é genial, pois é um disco conceitual sobre problemas familiares em que os vocais são relacionados com os personagens: gutural para o pai, lírico para a mãe e feminino “limpo” para a filha.
Enfim, uma pena realmente que essa banda tenha acabado.

13 02 2009
Thiago Sarkis

Helder, essa do Mark foi muito legal mesmo. Ele foi, como sempre, solícito, e falou de um assunto que é raro vê-lo falar.

Também admiro o trabalho do After Forever! O conceito do “Invisible Circles” é mesmo interessantíssimo.

12 03 2010
Juliene Christofer Jansen

Amo Mark Jansen, ele o cara, muito profissional, amo o trabalho dele!!!! excelente!!!

14 08 2010
MURDOC Von D.

Pois é…
Optaram por um caminho e se fuderam.
Enquanto Mark Jansen bebe grana batida, vocês todos estão na merda.
Pois que procurem seu Metal Pesado agora…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: