Explicações de Mattias Norén, Evergrey, Ivanhoe e mais artes "similares"

22 12 2008

O designer gráfico Mattias Norén e as bandas Evergrey e Ivanhoe tomaram conhecimento do conteúdo da matéria “A ‘mesma’ arte… de novo!?” que publicamos no dia 20 de dezembro de 2008 aqui no Solada. Os três falaram ao Blog e apresentaram suas versões sobre o imbróglio que relatamos.

As explicações do desenhista foram especialmente esclarecedoras, até para entendermos outros casos que nada têm a ver com ele ou com os grupos citados no artigo anterior. Casos como os que apresentamos a seguir:

Rebirth (2001) - Angra

Rebirth (2001) - Angra

The 7th Seal (2006) - Death S.S.

The 7th Seal (2006) - Death S.S.

Livro Um Terrorista no Pampa (2004) - Tailor Diniz

Livro Um Terrorista no Pampa (2004) - Tailor Diniz

Reason (2005) - Shaaman

Reason (2005) - Shaaman

“Trata-se de uma triste coincidência”, garante Norén, detalhando sua posição: “Ninguém quer pagar muito por uma capa, então, contratar um (a) modelo e fazer uma verdadeira sessão de fotos é praticamente impossível. Se você quer trabalhar com fotos, como eu e muitos outros designers fazemos, precisa contar com fotos próprias e fotos de arquivo. Freqüentemente você mostra algumas fotos aos clientes, e os pergunta se eles acham que alguma delas seria interessante para que as trabalhássemos. Às vezes, as próprias bandas encontram fotos de arquivo. Depois que finalizei esta capa [de ‘Torn’ do Evergrey], já vi esta foto em outros dois ou três produtos. É lamentável. É tudo que posso dizer. Há milhões de fotos de arquivo por aí e agora isto acontece. MERDA!”.

Nazareth (1971) - Nazareth

Nazareth (1971) - Nazareth

Say Something Nasty (2002) - Nashville Pussy

Say Something Nasty (2002) - Nashville Pussy

 O artista sueco, contudo, fez questão de deixar claro que não teve qualquer envolvimento com o desenvolvimento da capa de Lifeline do Ivanhoe.

Tom S. Englund, vocalista, guitarrista e líder do Evergrey, foi mais curto e direto em sua declaração: “Acho que você deve falar com Mattias Norén, já que ele é o único responsável pelas fotos que decide usar. Ele apenas mostra a idéia para mim, e aí eu aprovo ou desaprovo”.

Heaven's Kingdom Will Be Yours (1998 ) - Eternal Night

Heaven's Kingdom Will Be Yours (1998 ) - Eternal Night

Spellbound (1999) - Ten

Spellbound (1999) - Ten

 O Ivanhoe mostrou-se descontente com a situação e, por intermédio do guitarrista e produtor Achim Welsch, vociferou: “É tudo uma questão de grana. Se as pessoas e gravadoras não querem pagar nem um centavo por um CD, como podem esperar por uma capa cara? Músicas e artes gráficas não caem do céu, e há pessoas neste meio que precisam receber pelo trabalho que fazem. Uma vez que ninguém quer investir dinheiro suficiente nisso [capas e artes exclusivas], todos têm que aceitar [a idéia de] que não há dinheiro para fazermos fotos originais. Então, nós temos que comprar fotos sem os direitos de exclusividade por elas”.

True As Steel (1986) - Warlock

True As Steel (1986) - Warlock

Heart Of Steel (2000) - At Vance

Heart Of Steel (2000) - At Vance

 O músico alemão criticou alguns de seus fãs: “Somos uma banda pobre, fazendo o melhor para nos mantermos em atividade. Eu sou um músico pobre, porque continuo fazendo música, e muitas pessoas que amam a minha música não pagam nada por ela. Porém, eu estou pagando por ela. Não é uma vergonha?”.

Welsch não poupou nem o Evergrey: “É hilário que uma banda como o Evergrey não pague mais por sua capa, porque eles (deveriam?) ter muito mais dinheiro que nós. Gosto da capa [de ‘Lifeline’ do Ivanhoe], está tudo OK para mim. Talvez os caras do Evergrey saibam mais sobre as razões de não terem pagado por uma ilustração original com o dinheiro que eles recebem. Porém, talvez eles também não tenham dinheiro. Quem sabe?”.

Abominog (1982) - Uriah Heep

Abominog (1982) - Uriah Heep

Refresh The Demon (1996) - Annihilator

Refresh The Demon (1996) - Annihilator

As “coincidências” (haja aspas para tantas semelhanças) que você acompanhou ao longo desta matéria não ocorreram necessariamente em artes assinadas pelos mesmos designers gráficos. Todos os casos acima vieram de sugestões de leitores que deixaram comentários ou nos enviaram e-mails e contribuíram com o Solada. Agradecemos nominalmente: Renata Neves, Daniel Wenderson, Emanuel, Julio C. Oliveira e Bruno Batista.

Você tem alguma sugestão? Lembra de alguma capa que seja similar ou idêntica a outra? Envie um e-mail para o Solada: Música e Esporte ou deixe seu comentário logo abaixo.

Em breve, mais.

Por Thiago Sarkis


Ações

Information

37 responses

22 12 2008
Thiago

Salve xará!
Tava lendo as duas matérias sobre a “mesma” arte de novo e no ato lembrei de um caso.
A arte não é exatamente a mesma mas o conceito é idêntico. Falo da capa do disco Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory, do Dream Theater, e da capa do filme 13 Ghosts.
Não sei qual dos dois foi lançado primeiro, mas é de enjoar tamanha “semelhança”.

Belas matérias, parabéns!

22 12 2008
Thiago Sarkis

Thiago, esse caso aí é impressionante mesmo e há outro, não similar, mas com o mesmo conceito da capa do Dream Theater e lançado no mesmo ano. Deixemos para próximos artigos.🙂

22 12 2008
Antonio Cesar

Ok, as bandas passam por dificuldades com grana. Isso é notório, ainda mais no meio Metal, que não envolve tanta grana nem tem tanto espaço na mídia como o Pop, por exemplo. Logo a produção conta com recursos reduzidos.

Até aí tudo bem, mas dizer que contratar modelos como referência é caro e com isso reutilizar imagens é um absurdo. Chamem um amigo ou parente pra fazer as poses necessárias. Assim o Designer terá 100% de certeza que sua arte é original. Eu só trabalho assim, com referêcias feitas por mim. Tiro a foto e só depois faço o desenho/arte, baseano na minha foto. E não trabalho pra bandas Pop, trabalho pra bandas brasileiras como o Aquaria, Korzus, Endless, etc. Então essa de dizer q é caro utilizar modelo é desculpa. Designer que se preza não deveria utilizar banco de imagens pra não acontecer esse tipo de coisa.

Conhecem o Alex Ross? É um desenhista super respeitado no meio dos quadrinhos. Ele fotografa parentes e amigos e baseado nas suas fotos faz desenhos incríveis.

22 12 2008
Antonio Cesar

E, claro, parabéns pela matéria, cara!🙂

22 12 2008
Thiago Sarkis

Obrigado, Antônio César. Bom tê-lo por aqui. Seus trabalhos são excelentes e ver a opinião de alguém que trabalha com isso é importante.

Fiz questão, de qualquer maneira, de mostrar as versões de todos os envolvidos.

Abraços!

22 12 2008
André Pase

A capa do Scenes From a Memory do Dream Theater é uma arte de Dave McKean, famoso capista da série Sandman e de outras obras. Neste caso, a banda comprou uma arte previamente usada na capa de uma edição do Sandman consciente disso, muitas pessoas até reconheceram na hora. Anos depois a arte virou capa de filme, mas assinada pela Agência Concept Art (responsável por várias artes, como Kill Bill e Matrix, http://www.conceptarts.com/). Provavelmente aí sim ou a Agência “adaptou” a idéia ou mesmo comprou a arte e trabalhou sobre ela depois.

22 12 2008
Zé Augusto "SpawnZ"

Essas “coincidências” acho q são feitas para homenagear as bandas pelos quais os músicos são fãs…. pelo menos é o que eu imagino em alguns casos.
Mas como toda forma de arte, ela sofre influências e muitas vezes se inspiram ou baseiam seus trabalhos no de outros artistas. Como designer gráfico, só acho que o artista deve procurar trabalhar da forma mais original possível, em casos como esse do Alabama Thunderpussy acho q caberia ao artista responsável falar sobre o já uso da mesma imagem. Mas todos sabemos também que muitas vezes os clientes (lê-se bandas) já vêem com suas idéias ou imagens já em mente para o seu album.

Abração galera do Solada

22 12 2008
Léo Castro

Seguinte, sou Designer e sei bem como funciona isso, existem duas explicações para esses casos, a primeira e mais provavel é que a banda tem um primo de um amigo que fez um curso de Corel Draw e se mete a fazer trabalhos desse tipo com o custo minimo (as vezes até de graça!), e o cara sem referencia nenhuma copia descaradamente alguma arte ou pega alguma foto em um banco de imagem popularzão e corre o risco de esse foto ja ter sido usada zilhões de vezes em outros trabalhos…
A outra explicação (dificil, porém não impossivel de acontecer) é o designer criar uma imagem de sua arte na cabeça sem saber que essa imagem não passa de uma lembrança do sub-consciente (assim que escreve?) dele… isso acontece em alguns casos.. é igual casos de musicas parecidas.. muitas vezes não são intencionais…

22 12 2008
Thiago Sarkis

É isso mesmo, Léo. Às vezes, não é proposital, mas ficam estas marcas curiosas por aí, né? Há muitos casos além destes e vamos colocar mais destes casos aqui quando possível.

Respondendo à sua pergunta: é subconsciente (junto), mas a idéia é essa mesma. Você tem razão.

Obrigado pela participação e pelos esclarecimentos.🙂
Abraços!

23 12 2008
Guilherme

Tem um dvd do Led Zeppelin de 2003, se não me engano, que dizem ser a mesma arte da capa do álbum Head First do Uriah Hepp. São muito parecidas.
Nunca tinha visto tantas “coincidencias” na minha vida…hehehe.

23 12 2008
Guilherme

Esqueci dos links

23 12 2008
Roger Santos

hhehe mandou bem Gilherme tinha lembrado desse DVD do Led. http://tramandocontraomundo.wordpress.com

23 12 2008
Zé Augusto "SpawnZ"

Cá estou eu em uma loja de CDs procurando alguma promoção e me deparo com mais uma “cópia” do Rebirth do Angra…..

E dessa vez num foi uma banda desconhecida hein…. The Doors

Fica ai o registro

24 12 2008
Fabio Melo

Cara, tem mais plágio. Confira essa capa do Wolfheart, do Moonspell:

E compara com essa do Catamenia, o Eskhata, de 2002:

27 12 2008
Marlos Borges

Duas capas que não são idênticas, porém o fundo parecem ser os mesmos (além do nome dos discos serem iguais!), são as do V do Symphony X, e do V do Spock’s Beard.

Spock’s Beard – V
Symphony X – V

27 12 2008
Danilo

Excelente matéria!

Os motivos para as ‘semelhanças’ já foram assinalados acima. Mas algumas das capas não são plágios, mas homenagens: a do Nasvhille Pussy é evidente (até o logo é similar ao do Nazareth). Há também a do Boris (http://en.wikipedia.org/wiki/File:10893424_155_155.jpeg) com o disco do Nick Drake (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bryter_Layter.jpg) e a do Sleep (Volume 2), que é homenagem ao Volume IV, do Sabbath.

Mas claro, essas são exceções. A regra é o uso, puro e simples, de imagens públicas. Ou sem-vergonhice mesmo😛

28 12 2008
Mariana

Mais uma informação – que acredito ser esclarecedora e que aumenta a confusão em relação às capas do Eternal Night e do Ten: a imagem utilizada é uma pintura feita pelo artista gráfico Luiz Royo, nome mundialmente famoso na área de HQ e RPG por suas belíssimas imagens de seres fantásticos. O nome da obra é Memory in White e ela pode ser vista neste link:

Quanto ao Evergrey ter ou não dinheiro para investir em capas, acho a discussão desnecessária e um argumento infeliz usado pelo cara do Ivanhoe. O nível de grana não determina a confiança que depositamos em uma pessoa que se diz profissional, seja na área que for.

No mais, parabéns pelos bons artigos e pela boa procura de fontes para validação dos mesmos.

28 12 2008
Mariana

Opa, acabei achando logo em seguida um ótimo site [em inglês] com índice e ordem alfabética para quem quiser ver capas famosas [e outras nem tanto] que foram copiadas mundo afora.

http://www.amiright.com/album-covers

Tem até o número de vezes que a capa foi “homenageada”.
😛

28 12 2008
Mariana

Para completar a busca desta noite, li neste blog espanhol [ http://www.geocities.com/soho/lofts/6626/ecd/ecd3.htm ] que a imagem de Luiz Royo teria sido emprestada pelo autor à banda Eternal Night.

Pelo menos desta vez a arte foi autorizada, resta saber se o mesmo ocorreu com o TEN.

Buenas noches e desculpem pela pesquisa aos pedaços.

28 12 2008
Thiago Sarkis

Mariana,

obrigado pela informação. Queremos exatamente informações corretas para passar aos leitores a fim de que as matérias possam acrescentar alguma coisa a eles. Não é fácil conseguir isso, infelizmente.

O Ten foi procurado, mas não respondeu nossas mensagens.

28 12 2008
Dehò

Um caso legal de homenagem é com o The Number of The Beast, que tem uma “versão” no disco Bigger Than the Devil, do SOD:

Abs ae!

28 12 2008
Brenna

Outra…
Tarja Turunen – My Winter Storm (2007)

Sarah Brightman – A Winter Symphony (2008)

29 12 2008
Mila Kobayashi

A do Angra foi a mais discarada possivel..rs
Mas de qualquer forma, a grana muda tudo.
Sem grana, sem trabalho foda.
Ou tambem, pode ser o caso de alguma homenagem…vai saber né!

29 12 2008
29 12 2008
Victor

Mais uma contribuição. Essa eu vi esses dias vendendo na Saraiva.

Angra Rebirth DVD:

Eterna DVD:


http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=75212785_4862.jpg&v=P

A Parte que interessa mais é o back cover mas infelizmente não consegui nenhuma foto com ampliação legal.

Basicamente, a arte do circulo central com as musicas listadas em volta dele é a mesma. A principal diferença é que tiraram o mosaico de fotos de dentro para fora do circulo e para a frente da capa.

29 12 2008
Thiago Sarkis

Khall, a do Pentacrostic parece uma combinação da capa do “Brain Salad Surgery” do Emerson, Lake & Palmer com os trabalhos do Kris Kuksi.

Brenna, você achou muito parecidas mesmo? Acho que até o conceito é diferente.

30 12 2008
Giuliano

Pra galera ficar mais de cara, sugiro darem uma espiada neste link: http://www.tiranossaurus.com.br/product.asp?id=102126

Nele consta a capa de mais um CD ao vivo da banda The Doors, lançado em novembro último. O álbum se chama Live at the Matrix e tem a mesma imagem sugerida no Rebirth do Angra.

Valeu!

Abraços!

1 01 2009
Julio C Oliveira

Tem um outro caso que tô tentando lembrar, mas uma capa é a do TimeStorm – Shades Of Consciousness. A outra eu lembro que é a mesma imagem, porém em tons amarelados (como ferrugem).

1 01 2009
Bruno

Os caras que fazem essas artes, usam bancos de imagem… aí acaba acontecendo essas coisas

10 01 2009
João

Mto boa a matéria!

7 02 2009
Caê

E o dizer das semelhanças entre o Álbum Brave New World do Iron Maiden e cartaz do filme Fright Night (Hora do Espando em português)???

Iron Maiden – Brave New World:

Cartaz do Filme Fright Night (Hora do Espanto):

.

8 02 2009
Sérgio Henrique Ribeiro da Silva

O Shaman é um pézinho no saco.
Mas não é picaretagem, eu acho que esse tipo de metal seguramente se encontra entre o tipo de música que eu menos gosto.

Mas esses meninos não são plagiadores picaretas, por mais que eu não suporte só sendo bem tontinho pra não reconhecer que existe uma honestidade na maneira que soa e nitidamente é um tipo de banda que procura fazer música por si só.

Fosse um NX Zero da vida, eu não só acharia que é picaretagem como acharia que seria bastante provável que eles nem idéia teriam do plágio, já que em lugares onde não existe arte e sim mercantilismo disfarçado, qualquer um toma as decisões menos quem é pago pra ser a banda e ficar com o rostinho famoso.

13 02 2009
Durval Amon

Thaigo, mais uma: http://www.novometal.com/news/noticia.php?id=16239

Agora é o novo do Amorphis!

14 03 2009
Jessica

Olá, Thiago!
Acabei achando esse post em um link do site whiplash.net, e achei interessante.
O que me chamou atenção, foi o fato de já ter lido seu nome em uma matéria com o metallica na roadie crew.

Gostaria de pegar seu e-mail e trocar informações.
Abraços.

9 04 2009
Marcelo Rissi

Eu tava dando uma olhada num site de metal e me deparei com uma capa de um cd de uma banda chamada HOLLOW que me lembrou uma capa do blind guardian! posso estar enganado, mas eu as achei mtooo semelhantes… confiram:

BLIND GUARDIAN (The Forgotten Tales): http://www.metal-archives.com/images/1/7/17.jpg

HOLLOW (Architect of the mind): http://www.metal-archives.com/images/6/6/1/4/6614.jpg

abraços

18 02 2010
Erick

Caramba, Marcelo, você viajou… nada, nada a ver! É tudo diferente… conceito, arte… basta conhecer a Hollow para sacar.

19 02 2010
Marco Aurelio

No caso das capas do Angra e do Death SS, a msm imagem aparece no CD Live at The Matrix do The Doors. Veja em http://img89.imageshack.us/i/51txrmck0slss500yn7.jpg/ (nao eh virus)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: