Scott McGill, “o Yngwie Malmsteen pensante”

3 01 2009

scottmcgillcdChamado de “o Yngwie Malmsteen pensante” desde que assim o foi denominado pelo crítico Bill Milkowski, o guitarrista Scott McGill, a despeito da alcunha de tom depreciativo à lenda sueca, segue seu caminho transitando por Jazz, Fusion e Rock.

Symptom Imperative (capa ao lado) é o nome de seu novo álbum anunciado como “um disco de peças agressivas e virtuoses, composições acústicas introspectivas e ambientes, faixas grooveadas com variações de timbres de violões e guitarras fretless”. Sendo mais claro – para que ninguém se perca -, mais um trabalho engenhoso de um guitarrista veloz reconhecido por refinadas técnicas de ligado, palhetadas alternadas, arpejos, exploradas sob ritmos exaustivamente calculados e harmonias infreqüentes como as de Pat Metheny e Allan Holdsworth.

Basicamente, a formação teórica de McGill é toda de Jazz, porém, sua abordagem o aproxima do Fusion e muitas vezes do Rock. Nesta miscelânea de referências, há quem traga à baila os termos Progressivo e ‘Math’, especialmente pelos CDs de seu grupo FreakZoid, e por Addition By Subtraction (2001) e Controlled By Radar (2002), lançamentos de seu trio com o baixista Michael Manring e o baterista Vic Stevens, com a participação especial do tecladista Jordan Rudess (Dream Theater) no primeiro.

O menoscabo a Yngwie Malmsteen que o chiste de Milkowski origina não é compatível com a beleza e perspicácia da obra descrita, mesmo porque esta é influenciada, em partes, pelo ‘auto-denominado viking’. De todo modo, a descrição que introduziu este texto nos serve de várias maneiras. Afinal, para localizar Scott McGill antes de ouvi-lo, nada melhor que imaginar um guitarrista que parte do Jazz harmonicamente e vai aos limites dos usos e abusos de Malmsteen tecnicamente, sem se limitar a estes extremos.

Por Thiago Sarkis

Site Oficial: www.scottmcgill.com

About these ads

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: